O Ministério da Saúde amplia recursos para UPAS 24 horas
06/10/2017 - 8h55 em Saúde

 

Brasileiros de 43 municípios serão beneficiados com a ampliação de serviços de urgência e emergência. As Unidades de Pronto Atendimento, mais conhecidas como UPAs, vão receber mais de 93 milhões de reais por ano. O Ministério da Saúde vai repassar os recursos diretamente para as prefeituras.

O objetivo das UPAs é prestar atendimento aos pacientes que estão em situação de urgência e emergência e oferecer os primeiros socorros nos casos de natureza cirúrgica e de trauma. Hoje, 97% dos atendimentos realizados nessas unidades têm resolução na própria UPA.

Atualmente, existem no país 562 Unidades de Pronto Atendimento 24 horas funcionando contando com incentivo federal mensal de R$ 1,7 bilhão para custear os serviços. As unidades tem capacidade de atender a 130 mil pessoas por dia, atingindo uma cobertura de aproximadamente 50% da população  capacidade de atendimento estimada em 104 milhões de habitantes.

O Ministério da Saúde ainda monitora periodicamente o avanço de novas UPAS, para que comecem efetivamente a funcionar em até 90 dias após a conclusão das obras. Para novas construções, a pasta investiu R$ 1,5 bilhões para 839 unidades. Atualmente 223 UPAS 24 horas estão em obras e já com recursos empenhados. 

 

COMENTÁRIOS